Arquivo do blog

quinta-feira, 2 de julho de 2015

29o. e 30o. dias. Deixando Belize City e rumando ao méxico via Ciudad del Carmen e Veracruz!

E então queridos amigos? Aqui estamos de novo para atualizar as informações dessa expedição que leva tanta gente bacana na carona! Os últimos dias foram prazerosos onde  alteramos momentos de lazer e momentos  de pilotagem. Saímos das estradinhas estreitas e sem acostamento de Belize para as auto estradas que contornam o Golfo do México.

Em Belize, fomos à Isla de San Pedro, navegando aproximadamente uma hora e meia a partir de Belize City, onde ficamos por mais um dia, curtindo a requintada praia de Ramon e as desertas e paradisíacas praias de Gran Belize.

O país Belize é pitoresco, com um certo colorido, embora sem ostentação, e cujo idioma oficial  é o Inglês, mas também há o espanhol e o crioulo. No período colonial era chamada de Honduras Britânicas e tem apenas 23.000 km quadrados de extensão territorial e aproximadamente 350 mil habitantes. A principal atividade é o turismo. A independência do país é muito recente. Aconteceu em 1981.

Banhada pelo mar Caribenho tem praias e recifes de corais magníficos, sendo detentora dos direitos de exploração do Blue Hole, a segunda maior barreira de corais do mundo. Point obrigatório para mergulho

Blue Hole - Belize ( fonte - web)

Talvez estejamos equivocados, mas foi a nossa percepção que Belize esteve aquém do que esperávamos. Belize City a principal cidade não é uma cidade bonita. A Ilha de San Pedro é bonita e pitoresca, porém, o ponto alto é o mergulho como comentamos. As praias são bonitas como a Gran Belize por exemplo onde nós fomos. Deliciosa para banhar-se, água quente e tudo mais, mas não tem o mínimo de estrutura. Um lugar rústico, digamos assim. Tem o seu valor, mas esperávamos um lugar mais preparado para atender as exigências de turistas, não propriamente o nosso, a infra estrutura é precária. O Silvio queria mergulhar no Blue hole, mas cansados ficamos um dia em Belize City e ao chegar em San Pedro o mar não dava às condições necessárias para a navegação.
A moeda de Belize é o dólar beliziano cuja relação com o dólar americano são dois dólares deste país para um dólar americano.

Confiram as imagens:

Water Taxi - Belize

Praia de Ramon

Se não estiver bom assim, como estaria?

Explicando quem cuida do caixinha da viagem para as simpáticas meninas que vendiam artesanato!

A olhada pro Achilles, o caixa forte!

Gran Belize, 45 minutos de carrinho de golf a partir do centro de San Pedro.

Gustavo cada dia trazendo mais fotos bonitas.

Não paramos em San Pedro!

Adicionar legenda

Caiu a noite!

Ontem, tivemos um dia simbólico, deixando a segunda américa para traz, cruzando para o México.

Como saímos da Isla de San Pedro bem cedo, e  a travessia leva aproximadamente 01hora e meia e tivemos que trocar de roupa, preparar as bagagens nas motos e sair da cidade, somente às 11horas  estávamos na estrada. A estrada em Belize, mesmo sendo pista simples, estava razoável e permitiu que andássemos bem. A passagem pela aduana e imigração de Belize foi rápida, mas sempre tem taxa de alguma coisa para pagar. Incrível! Os procedimentos na fronteira no México seriam muito rápidos se  não houvesse  uma caução de 400 dólares cada um, que poderão ser resgatados quando estivermos saindo do país. De qualquer forma, desembolsamos 1443 dólares no México para as três entradas. Conseguiremos resgatar 1200 dólares. Portanto, de fato, gastaremos 80 dólares para cada um de nós entrarmos no México. Não concordamos com este pagamento pois turistas trazem fonte de renda para o país e não deveriam pagar absolutamente nada, mas a lei mexicana exige e então pagamos. Fica o nosso protesto.

Cruzando a fronteira!

A estrada entre a fronteira e a cidade Del Carmen foi muito boa e empreendemos um ritmo muito produtivo e prazeroso como há muito tempo não era possível.  Na estrada, muitos policiais e a presença constante do exército com muitos carros circulando nas rodovias com os soldados armados. Ao longe das rodovias, detectores por Raios Gama, trincheiras com militares atentos e um arsenal pesado. Cenas parecidas com a Colômbia: alerta constante! Não fomos parados em nenhuma das barreiras, mas os soldados e policiais não nos saudam como na Colômbia.

Chegamos à Cidade Del Carmen já iniciando a noite (anoitece tarde aqui) e o relógio marcava 20:30horas.  Esta cidade fica em frente ao Golfo do México e tem 170 mil habitantes. Se destaca por ser um centro de operações de petróleo mexicano e sob o ponto de vista econômico é a cidade mais importante da província de Campeche, uma cidade histórica e com atrativos naturais e turísticos, principalmente passeios de bote na ilha que foi frequentada por piratas.

Playa de Sabncuy, local de desovas das tartarugas marinhas.

Todos procurando os melhores ângulos!

Paz!

Retrato do leste do México - Religiosidade e paisagens incríveis!

Estelita, Anita a Valente e Valentine Blanc há muito reclamavam essa foto!

O calor castiga, mas tudo compensa!

O dia foi extenso e cansativo, mas muito produtivo. No caminho, belas imagens do oceano no final do dia e o pôr do sol.

De Ciudad Del Carmen a Veracruz.

A meta era percorrermos 647 kilômetros num dia e aparentemente isso é fácil, mas em terras estrangeiras,  nunca se sabe como é a estrada. Se fosse como no dia anterior estávamos feitos. Não foi exatamente como o dia anterior pois o movimento foi grande na rodovia e os motoristas mexicanos dirigem em alta velocidade, mas não era ruim. Muitos pedágios e caros, alguns em torno de 05 dólares e outros 06 dólares. Passamos por Vilahermosa, uma cidade grande e durante o percurso não teve tantas paisagens bonitas como no dia anterior, mas o dia também rendeu e chegamos em Veracruz, uma cidade litorânea com aproximadamente 500 mil habitantes. Conseguimos um hotel muito bom à um preço justo e pudemos terminar o dia descansando, conversando e escrevendo o blog.

Abacaxi na beira da estrada. Com pimenta!

Suco mais doce do que se pode imaginar!
Região dos Pântanos, sul do México!

Vale um alongamento sempre que possível,

Máquinas sempre exigidas!

Calor se combate com água!

E estava quente!

Saída da Ciudad del Carmen!

Cidade colorida!

O povo mexicano até agora não é tão amistoso como os peruanos e colombianos, mas também em menor número nos fazem perguntam nos semáforos e em outros locais.

Muito interessante observar que o que era estressante e difícil no início da viagem, agora é simples e automático. A parte de arrumar bagagem, carregar os eletrônicos, organizar tudo isso. Achilles confessou que demorou 05 dias para entrar no clima da viagem. Equipamentos, malas, saber o que tirar da moto, como fazer tudo isso. Agora, tudo é simples e automático.

Saudades de casa, mas adaptados e motivados sempre!

A moeda mexicana é o peso mexicano, cuja relação com o dólar é de 14 para 01 e a gasolina mexicana está custando 01 dólar aproximadamente.

Quem viaja com a gente hoje é o André Tozzo, que junto com seu pai Nico, apoiaram a campanha da Expedição 3 Américas em prol do abrigo!