Arquivo do blog

quinta-feira, 18 de junho de 2015

17º,  18º E 19a. Dias –  Bogotá - Revisão das motos, troca de pneus e preparativos para transporte das máquinas e dos pilotos para o Panamá.

No planejamento da viagem havíamos marcado a revisão das motos de Achilles e Gustavo para o Panamá. Porém, em virtude de estarmos aguardando a chegada de Silvio e Valentine Blanc, resolvemos realiza-las na capital colombiana, até porque aqui a concessionária BMW é muito grande.

Por mais uma boa dica de Darío, entramos em contato com Gonçalo um motociclista revendedor de pneus Heidenau para efetuarmos as substituições dos que iniciamos a expedição.. Fomos até o seu encontro com uma certa dificuldade para localicar o seu local e optamos por contratar um taxista e fomos atrás deste, mas mesmo assim o taxista parou umas três vezes para pedir informação. Ao chegarmos lá, infelizmente Gonçalo não tinha os pneus com dimensão para as GS 2014. Apesar de não ter os pneus das dimensões que precisávamos,  Gonçalo nos recebeu em seu escritório e com uma agradabilíssima conversa de um bom contador de histórias de viajante de moto, nos alegrou contando-nos que morou no Rio de Janeiro, quando fez mestrado em matemática e neste período teve uma filha brasileira que hoje mora em New York. Um grande viajante de motocicleta que conhece muitos lugares e também nos brindou com observações sobre vários lugares bonitos que iremos passar. Além da boa conversa, ligou para a BMW local para ver se precisávamos agendar a revisão, sendo a resposta fornecida que sendo viajantes, não necessitávamos agendar e quando chegássemos teríamos prioridade imediata nos procedimentos para realizarmos a revisão. Gonçalo também ligou para outro amigo que revende e troca os pneus e mais, nos levou até este estabelecimento. Enfim, gentileza e mais gentileza. Desculpem, a repetição  do tema, mas aqui escrevemos influenciados pelo nosso estado de espírito no dia e então estamos vivenciando diariamente por estas bandas que motociclismo, principalmente da Argentina para cima é uma senha para nos receberem de braços abertos por outros adeptos. Uma irmandade que nos ajudam a todo momento. Nos encontramos com até então completamente desconhecidos e em minutos parece que nos conhecemos há tempos.
Pneu traseiro final de linha
Gustavo, Gonçalo um inveterado viajante de moto e com boas histórias para contar e Achilles

Na oficina onde se realiza, reparos, troca de óleo, venda de pneus, localizada na Calle 72, no. 20B- tel:(571) 2550975, efetuamos a troca dos pneus traseiros de Anita e Estelita. Os preços eram bem salgados, pois o real está em baixa. Custou-nos cerca de 800 reais cada pneu e ainda realizamos balanceamento, alinhamento e verificação se havia rodas tortas de tantos quebra molas  e buracos que passamos, mas estava tudo em ordem.

O proprietário desta oficina parece um bom profissional na arte de manutenção de motocicletas e além de ser um deles de alto gabarito, assim como Gonçalo,  Hernando Peña, o proprietário, é um viajante que esteve no Brasil de motocicleta em 1970 e o mais interessante de tudo: CASOU-SE COM UMA BRASILEIRA DE CAXAMBU DO SUL, UMA PEQUENA CIDADE AO LADO DE CHAPECÓ! INACREDITÁVEL! Demos muitas risadas e combinamos que quando ele fosse visitar os parentes em Caxambu, irá entrar em contato conosco para confraternizarmo-nos. Show!

Após deixarmos as motos ao cuidados do competente Hernando, fomos ao terminal de carga do Aeroporto de Bogotá, no escritório da Air Pack para obtermos o transporte das motos ao Panamá. Iremos fazer este transporte de avião, pois a estrada até lá é um Pântano, dominado pelas Farcs e é uma selva. Por barco, as dificuldades são grandes e em alguns aspectos perigosas. O barco que fazia através de Cartagena, suspendeu as viagens e transporte de veículos.

Na Air Pack, nos informaram que temos que levar as motocicletas um dia antes para os procedimentos de ajeitar as motos e a os trâmites da aduana. O custo é de absurdos 1.200 dólares! Pedimos um desconto, alegando que eram três motos e nos fizeram o custo de 1.100 dólares. Só para as motos. Nós teremos que comprar passagens aéreas e também não estão baratas, em torno de 280 dólares. Que coisa! O Caixa vai sofrer um baque e Achilles fez um ar resignado, pensando exatamente no alto custo que nos causará. No momento, não há outras opções viáveis.

Tiraram fotocópias dos documentos como passaporte, documento de entrada da aduana colombiana, carteira de habilitação(a nacional, pois a internacional não foi pedida até agora) e os documentos das motocicletas. Em regra, pedem para agendar com 05 dias de antecedência, mas a funcionária que nos atendeu cujo nome é Carolina Deazza, informou-nos que se levássemos as máquinas um dia antes, às 08 horas em ponto, não haveria necessidade de agendar  com 05 dias de antecedência. Provavelmente,  como o Silvio tem previsão de chegar sexta-feira, dia 19, iremos levar as motos no sábado dia 20 na Air Pack em Bogotá e as motos irão  sair desta capital no domingo dia 21 e chegar no mesmo dia, pois o vôo demora em torno de uma hora. Nós iremos de avião comercial no sábado à tarde à capital panamenha.

Mesmo as motos chegando ao Panamá no dia 21, como se trata de um domingo, ainda não sabemos se a aduana panamenha irá nos liberar as motos no domingo ou se somente na segunda-feira, dia 22.

Assim, terminou o nosso 17º. Dia.

No dia seguinte, o 18º. Dia, tomamos o prestigiado desayuno do nosso hotel e fomos à Autogermana motos, revendedor local da BMW, que fica Calle 127 com Carrera 7. Uma enorme e luxuosa concessionária, cujo local, tem os impressionantes automóveis BMW e também motos de várias cilindradas da mesma marca.
Anita a Valente e Estelita, aguardando sua vez  no Spa para levarem um bom trato

visão geral da Autogermana em Bogotá

Conforme prometido pelas informações via telefone, assim que chegamos já fomos encaminhados ao atendente que fez os procedimentos de praxe e já começaram a realização da revisão. Pedimos que trocassem além do óleo as verificações comuns aos 20.000kms, mesmo as motos estando com 14.800(Estelita) e 15.800(Anita) que trocassem o filtro de ar e as pastilhas de freio traseiro de Estelita, haja vista que a de Anita já fora trocada no Brasil. Pedimos também que lavassem as meninas, que estavam bem sujas.

Entregamos as motos às 10horas e nos prometeram o serviço feito para às 14horas, promessa não cumprida e entregue somente às 16:30hs, fato este que fez Gustavo se entediar no sofá e registrado por Achilles.
Tédio e sono esperando as meninas receberem tratamento

Neste ínterim, fomos à loja da touratech olhar os preços dos acessórios e para nossa surpresa, custam menos da metade dos preços praticados no Brasil.

Ao chegarmos para buscar as motos, uma desagradável notícia: as duas motocicletas estão com vazamento do óleo da suspensão dianteira e eles não tem este óleo aqui para trocar. Aí pensamos em realizar este serviço nos Estados Unidos, mas ao mesmo tempo pensamos: será que não teremos problemas com isso até lá? E assim, conversamos com o pessoal da BMW e eles nos propuseram que iriam pedir de Cali o óleo e os retentores e que levássemos as meninas no dia seguinte para realizar o serviço. Prometeram que se estivéssemos lá até o meio dia, iriam começar os trabalhos as 14horas para finalizarem até 18horas. Veremos.......

Depois da revisão, demoramos um pouco para sair, passamos novamente na Touratech para Gustavo comprar alguns acessórios e por volta das 17horas, enfrentamos um trânsito complicado até o hotel que nos consumiu uma hora e meia, pois além do horário de pico, havia o frenético movimento das pessoas querendo chegar em suas casas ou bares para assistirem à esperada partida COLÔMBIA x BRASIL.

Sobre este acontecimento, um capítulo à parte. Os colombianos são fanáticos por futebol e com um comportamento parecido com o que acontecia no Brasil nas décadas de 70 e 80. O país se contagia, as pessoas se vestem com a camisa da seleção e homens, mulheres e crianças ficam se reúnem para torcer para a seleção amarilla. Ficamos impressionados. Assistimos a vitória da seleção colombiana sobre a combalida e sem talento seleção brasileira(com exceção a Neymar) e testemunhamos uma verdadeira festa nas ruas de Bogotá. Pareciam que tinham ganhado a copa do Mundo. Buzinaços, desfiles, gritos, bandeiras. Eu e Gustavo ríamos quando os colombianos nos apertavam as mãos e perguntavam: “amigos??”   Muito engraçado e nos divertimos muito.

A vitória colombiana foi muito festejada e nós entramos no clima. Os colombianos perguntavam: "amigos?" divertido. São fanáticos por futebol. Incrível!

A Colômbia é um país fantástico! Tem problemas sociais, mas melhorou muito, as pessoas tem uma alegria também parecida com os brasileiros(pelo menos de tempos passados), são amáveis, a gastronomia local é deliciosa e parecida em parte com a brasileira, o país vive um momento bom economicamente. Lamentável a questão do reaparecimento da violência das Farcs e igualmente lamentável que este povo também sofre com a corrupção generalizada, conforme destaque em primeira pagina do jornal e que fotografamos, mencionando a corrupção na política e no judiciário do país. Que tristeza! Uma tônica do nosso continente!
 vitória colombiana em destaque

corrupção no congresso e no judiciário. Lamentável o que fazem num belo país. Me reporta a nossa terra natal......

De qualquer forma, recomendamos uma viagem a este encantador lugar, principalmente Medellín, Bogotá e Cartagena das Índias.

Bogotá, a capital é uma cidade grande, com uma população de aproximadamente 8 milhões de habitantes, com 2625 metros acima do nível do mar, nos chamou a atenção pelos seus mais de 500kms de ciclovias, além de parecer-nos relativamente segura,  com bons restaurantes e com os problemas comuns às capitais com um trânsito de cidade grande, mas com motoristas aparentemente educados e sem agressividade.

imagens de Bogotá e as ciclovias em destaque

Quando mencionamos que a comida colombiana tem uma similaridade com a colombiana, nos esquecemos de dizer que eles abusam no uso do coentro. Para aqueles que não gostam, aqui vão sofrer. Eles usam em quase todos os pratos, principalmente os pratos nativos.

Além dos reparos nas motos, estamos em compasso de espera ansiosa por Silvio, que está prevista para amanhã à tarde.

O câmbio aqui está 1 dólar equivalente a 2.400 pesos colombianos. Para os brasileiros, a Colômbia não é um país barato, mas também não é tão caro. Os preços são mais ou menos equivalentes ao Brasil, mas esta equivalência em termos de cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro.

O preço da gasolina na Colômbia, está custando 8.400 pesos colombianos o galão, medida adota por eles nos combustíveis, contendo 04 litros, ou seja, o litro custa 0,87 centavos de dólares que em reais equivale a aproximadamente R$2,88. O segundo menor preço até agora, perdendo somente dos preços imbatíveis do Equador.

Dados técnicos: como não conseguimos os famosos pneus heidenau e que não são revendidos no Brasil, optamos pelos pneus da marca continental. Nunca utilizamos, mas foram bem recomendados por Gonçalo. São pneus de uso misto, para combinar com os Karo3 dianteiros que não trocamos e pretendemos realiza-la somente na próxima data de troca dos ora novos continentais.

19a. - troca de hotel e reparo da suspensão das duas motocicletas

Por um equívoco nosso, reservamos o hotel só até hoje dia, 18 e nos esquecemos de prorrogar a nossa estada no hotel. Quando fomos falar com o pessoal da recepção, não havia mais apartamentos disponíveis. Isso  nos custou a manhã, arrumando as bagagens e nova procura por hotel. Conseguimos outro hotel mais barato e não tão bom quanto o B3, mas na mesma rua, uns 300 metros antes, na Calle 15. Chama-se Hotel Bogotá Virrey. O porém ficou por conta da falta da garagem que aqui custa caro e no fim das contas quase empatou com o hotel bom que estávamos antes.

A parte da tarde foi dedicada ao reparo da suspensão de Anita e Estelita que estavam escapando óleo. Felizmente o pessoal da autogermana fez um ótimo atendimento, conseguiu os retentores e o óleo da suspensão, efetuando os reparos rapidamente numa tarde, num pronto atendimento. Se o serviço tiver sido bem feito, só temos a elogiar o atendimento desta revenda BMW de Bogotá. Tanto que presenteamos com um carmenére reserva chileno, tanto o mecânico quanto o consultor técnico.

Portanto, pelas narrativas feitas até agora em Bogotá, permitem que vocês cheguem a conclusão que não tivemos tempo para fazer turismo aqui como conhecer a catetral de sal por exemplo. O tempo foi dedicado a deixar Anita e Estelita em condições de continuar a viagem em ponto de bala.

Amanhã, bem cedo levaremos as motos para a sede de Air Pack para serem despachadas no sábado de manhã para o Panamá. O objetivo de mandar as duas motos antes da do Silvio é agilizar tanto o despacho aqui quanto lá. Mas, nós três iremos juntos num voo comercial de Bogotá a Panamá City no sábado à tarde. Se dermos sorte e os aduaneiros panamenhos liberar a moto no domingo cedo, o que achamos difícil e improvável, faremos isso na segunda-feira.

Amanhã é o dia especial de reagruparmos a expedição e esperamos comemorarmos  este acontecimento com muita alegria e um bom vinho!