Arquivo do blog

sábado, 13 de junho de 2015

12º. E 13º. Dias. De Chiclayo no Peru a Machala no Equador e desta para Santo Domingo também no Equador.

-CHICLAYO/PERU À  MACHALA/EQUADOR

Amigos,  vamos postar sobre estes dois juntos pois foram corridos. O nosso cotidiano tem sido assim, acordar entre 06:30 às 07horas, fazemos a “assepsia geral” (como dizia o primo do Achilles, o Silas Schimiti), depois vamos arrumando a bagagem. Tomamos um café reforçado, pois, almoço só frutas excelentes de beira de estrada ou um lanchinho rápido preparado ainda no café da manhã “to go”. Depois subimos, nos vestimos e descemos com a bagagem para arrumar nas motos, tudo leva mais ou menos uma hora e quinze minutos a uma hora e meia. Colocamos o nosso destino no GPS, damos uma checada na moto como por exemplo, verificar as libras dos pneus e rumamos para o objetivo. Durante o dia é rodagem e paradas somente para abastecer, ir ao banheiro, comer algo e tirar fotos ou filmar. Temos rodado (contando o tempo todo entre a saída e chegada) algo entre 10 a 12 horas. O trecho entre Puno e Nazca foram 14 horas e meia, lógico que contando o tempo parado em Arequipa para comprar o seguro obrigatório e tudo mais. De qualquer forma, chegamos cansados, vamos ao hotel, descarregar bagagens, colocar equipamentos para carregar na tomada, tomarmos banho, sair para jantar e voltarmos para escrevermos o blog. Este, está sendo escrito em seis mãos desde que saímos e mesmo agora temporariamente afastados, Achilles, Gustavo e Silvio.
Tentamos escrever o blog na terceira pessoa exatamente por ser escrito por seis mãos e por este motivo pode haver imperfeições de grafia, acentuação, concordância, etc, pois o cansaço é grande para escrever no final da noite, não se passa por uma revisão rigorosa e vai para a publicação. Perdoem-nos por isso e relevem. Oportunamente, quem sabe poderá ser corrigido o texto.
O trecho entre Chiclayo e Machala foi como todo o trecho realizado no Peru: trechos belíssimos e auto estradas extremamente confortáveis, alternadas com passagens penosas em algumas cidades com intenso tráfego e muitos quebra molas, sempre acompanhado de alguns sustos e fechadas realizadas pelos “fora da casinha” motoristas peruanos. Perto da fronteira entre o Peru e Equador ou Ecuador  como se escreve em espanhol, há alguns balneários bonitos e num dos quais paramos para tirar fotos, mas todos sem infraestrutura. A paisagem bonita sempre nos faz parar para fotografar. Estes registros serão a memória desta história e irá ser muito interessante para recordarmos da viagem no futuro e também poder compartilhar nossos momentos com pessoas que nos são caras.
A temperatura esteve elevada e nos fez suar, tornando a viagem um pouco desconfortável. Aliás, desde Arequipa, a temperatura se elevou bastante. Temos trafegado com temperaturas entre 30 a 32 graus. Para quem como nós veio do frio, isso é bastante.
A passagem pela fronteira ocorreu por volta das 18 horas e registre-se que neste ponto, a aduana e imigração são educados, rápidos e as instações são muito boas, amplas, com banheiros, lanchonetes. Muito elogiável!!
No primeiro ponto se faz a imigração do Equador e se entrega a declaração à aduana, relativo a saída do Peru. Estranho que a aduana equatoriana se faz só uns 04kms após. Aqui demorou um pouco mais, mas tranquilo.
Na aduana equatoriana, encontramos Juan, um simpático argentino de Mar del Plata, o qual segundo ele pretende chegar ao Alaska, pilotando uma Biz. Tempo previsto: 01 ano. Já saiu há dois meses de Mar Del Plata. Para angariar recursos para a viagem, faz alguns artesanatos e vende, toca violão, enfim, se vira. Não tem o visto americano e tampouco o canadense, mas pilota feliz a sua Biz, não economiza sorrisos e segue seu rumo sem titubear. Vamos torcer por ti Juan! Grande personalidade que encontramos no caminho. Juan, nos remeteu ao genial Raul Seixas na música igualmente genial e inesquecível: MALUCO BELEZA!
Após o encontro com Juan e terminado os trâmites aduaneiros, seguimos para Machala, já escurecendo e pela primeira vez desde que saímos uma chuva fina nos pegou. Não foi ruim, pois foi além de fina, a chuva nos refrescou. Chegamos por volta das 19:30hs em Machala, uma cidade com aproximadamente 120 mil habitantes  e surpreendentemente para nós, a cidade revelou-se bela, organizada, limpa, com corredor só para ônibus, avenidas largas, ciclovia, praças, urbanização impecável, uma beleza! Gostamos bastante pois não esperávamos que a cidade fosse tão impecável!
Outro fato interessante é que aqui a moeda do país é o dólar americano. (lembrança para uma diferença, moedas de 0,50 e 1 dollar)

-MACHALA/EQUADOR A SANTO DOMINGO/EQUADOR

Saímos do hotel por volta das 08:30hs e o termômetro já marcava 28 graus neste horário. A umidade relativa do ar também modificou-se profundamente. Suamos bastante  já na saída arrumando as bagagens e movimentando as motocicletas.
As roupas de pilotagem e as motos Anita e Estelita também estão muito sujas. Provavelmente isso será resolvido em Bogotá ou no Panamá, local que iremos parar para realizarmos a revisão das máquinas e teremos tempo para lavar as roupas.
No caso da umidade, se por um lado suamos  bastante, por outro nossos lábios pararam de ficar tão secos, rachados e doloridos em virtude do ar seco que imperava antes.
Na saída ao verificar o nível dos pneus, Achilles notou que havia baixado um pouco a calibragem do seu pneu traseiro para 36 libras,(o ideal seria 41/42 nos pneus ora utilizados) e então paramos numa revendedora de pneus continental para calibramos. Ao pararmos no local, o gerente imediatamente veio a nós quando visualizou as motos. Chama-se Patrício, é motociclista, tem uma 800 cc da BMW e colocou-se à disposição para qualquer problema e gentilmente  nos acompanhou até a saída da cidade. Coisas que o motociclismo nos proporciona: uma camaradagem ímpar entre os motociclistas. Uma empatia generalizada entre aqueles que apreciam viajar de moto.
Após uns 10km da saída da cidade, Achilles observou que a calibragem vinha diminuindo aos poucos chegando a 30 libras. Acendeu a luz de advertência no painel e então resolvemos voltar no estabelecimento do Patrício para verificar o problema. Infelizmente o nosso amigo motociclista não estava lá, mas colocamos a moto no cavalete e verificamos que havia uma pequena pedra no pneu, causando a saída lenta de ar. O pessoal da revenda de pneus disse que ali não se realizava reparos e nos indicou uma gomeria (borracharia) para efetuar o reparo, mas Gustavo afirmou que seria mais rápido efetuar o conserto utilizando o que dispúnhamos para fazer isso, o famoso “macarrão”  e se dispôs a fazê-lo. E o fez rápido e com eficiência, mantendo 42 libras até o momento. Show!
Assim, finalmente, já marcando 10:30hs, conseguimos seguir adiante.
O calor e a umidade eram altos, fazendo-nos molhar os cabelos dentro do capacete. Após Salta e alternativamente um pouco no Peru, o cenário era de deserto, um tom pastel, meio melancólico, alegrando-nos quando defrontávamos com o majestoso oceano. Agora, a partir de Machala, o verde tomou conta da paisagem, trazendo-nos satisfação, pois o verde potencializa mais vida, menos enfadonho que aquela paisagem bonita no início mas enfadonha a partir de alguns dias.
A ruta de uma malha rodoviária perfeita, mas com muito movimento, quebra molas com pessoas vendendo sucos, água, comida e coisas do gênero, muitos e muitos caminhões e carros, passando por meio de lugarejos e cidades e nos atrasando cada vez mais ao destino.
Como dissemos, o asfalto é de boa qualidade, mas não tem acostamento e aliada ao alto tráfego, torna a viagem perigosa. Não imaginávamos movimento desta intensidade de jeito nenhum. Passamos o dia trocando marchas num ritmo intenso, abusando dos freios para ultrapassar e para atrás do próximo veículo a ser ultrapassado.
Um aspecto desagradável é que nosso GPS desde Nazca, vem titubeando e saindo do ar de vez em quando e nos deixando na mão. A partir da entrada no Equador, este fato acentuou-se e nos faz ficar parando e: “ Permisso; necessito de uma información: Adonde se vai para .........” Esperamos que nosso GPS volte à capacidade de nos orientar com precisão. Não sabemos se isto está ocorrendo em virtude da base de mapas que instalamos ou o sinal de satélite no Equador e no norte peruano não funcionam bem.
Então, percorremos 420kms em 08 horas de um trâfego infernal como já mencionamos, muito calor, muita umidade, muitos bananais ao lado da estrada, muitas árvores bonitas, muito verde fechado nas montanhas, muitos policiais no caminho, tendo um nos parado para nos advertir da velocidade das motos e recomendou-nos irmos despacio. O limite de velocidade é de 90kms/h.
Não sabemos se em virtude de sermos moradores de uma cidade pequena de 200 mil habitantes, mas o fato é que estamos impressionados com os graves problemas de trânsito em  capitais dos países como as caóticas  La Paz e Lima e também nas cidades menores de países como Peru. Definitivamente, o automóvel, uma fantástica invenção do homem, transformou-se também num drama humano. Como será daqui a vinte, trinta anos?
No caminho também despertou atenção as frutas exuberantes, os côcos e as barracas que tinham os mesmos à beira do caminho, o que nos fez parar para almoçarmos banana, Piña (abacaxi), sapote e pepa (frutas nativas deliciosas) e lógico, água de côco.
O trecho foi todo assim, acelera e para, troca marchas para cima e para baixo. Foi cansativo e não foi possível chegar ao destino pretendido que era Tulcán. Já eram 18:30hs quando chegamos numa cidade chamada Santo Domingo. Uma cidade meio triste e cheia de buracos. Procuramos um hotel, comemos uma parrillada preparada por um argentino de Santa Fé que veio morar nesta cidade. Tomamos um tinto chileno e fomos escrever o blog e conversar com os amigos.
O preço da gasolina aqui é a mais barata até agora. Um galão com 04 litros varia entre 2 dólares e 10 centavos a dois dólares e trinta centavos, ou seja, cerca de R$ 1,80. Uma barbada! O país é produtor de petróleo e este é um dos produtos fortes da economia do país.
Agora, estamos saindo com o objetivo de chegar à fronteira com a Colômbia. Ontem, conversando com alguns equatorianos, eles nos alertaram sobre as Farcs. Vamos ver.

Hoje, especialmente é um dia marcante e muito especial para os três viajantes da Expedição  3 Américas. Passamos dias e momentos dramáticos com o incidente com Valentine e Silvio. Porém, abençoados pelas forças do bem, os reparos foram feitos, Silvio está bem e hoje bem cedo, retomou a estrada. Nossos corações se enchem de alegria e mais do que nunca a determinação de chegar ao destino e aproveitar a viagem durante todo o trajeto está muito forte. Finalmente, não vemos o momento de nos reencontrarmos, comemorarmos efusivamente e voltarmos a fazer as nossas brincadeiras.
Silvio e Valentine, venham com Deus, firmes, mas com prudência e aproveitem ao máximo as belas paisagens. Achilles e Anita, Gustavo e Estelita, lhe esperam de braços abertos!!
Esclarecemos e achamos que agora o momento é oportuno, que escrevemos e mencionamos pouco o incidente do Silvio pois combinamos que somente ele falaria sobre o caso. Escrevemos isso, pois para quem não estava conosco o nosso silêncio sobre o assunto poderia parecer um descaso nosso, até porque nós partimos e ele ficou. Acontece que não sabíamos se ele conseguiria reparar a Valentine ou não; alías, as chances eram muito pequenas que isso acontecesse e se ficássemos e ele não conseguisse? Seria pior tanto para ele que se sentiria ainda pior e ruim para nós. Foi Silvio que insistiu que partíssemos.
No dia que ocorreu o acidente, ficamos completamente arrasados e sentimos por demais o problema. Afinal, já estávamos planejando a viagem há um ano e já na viagem a Ushuaia, que Achilles e Silvio fizeram, a expedição a Ushuaia já estava sonhada. Enfim, foi um baque, sentimos muito, partimos com um nó no peito, mas era necessário e tínhamos a esperança que ele pudesse retomar a viagem e isso aconteceu.  Dito isso, espero que tudo tenha ficado bem claro para todos.  Somos uma equipe ao estilo os Três Mosqueteiros: “Um por todos e todos por um”
Fraternal abraço a todos e obrigado por prestigiarem os nossos relatos.

Ficha técnica: os pneus traseiros já demonstram fim de linha. Trocaremos os traseiros em Bogotá. Até agora valeu a pena a escolha. Achávamos que iríamos estranhar a pilotagem com estes pneus, mas foi ótimo e como todos os países estão com muita obras e muitos trechos de desvio off road, o Karoo 3 foi uma escolha acertada.

Playa  de pescadores no Peru.

Leoncio pescador  local que nos recebeu no seu trabalho, fez questão de nos mostrar tudo, simpatia de pessoa!
Aprimorando "skills" fotográficos. Achilles na foto no trapiche peruano.

Pescadores do Peru.

A risada era de todo divertimento e das boas vindas destes bons anfitriões!

Seu Leôncio e Gustavo, momento de descontração.

Bananal do Equador. Tropical, chegamos com chuva, lembra muito a vegetação brasileira.
Pose pra foto no Equador, mal sabíamos o que nos agrardava, trânsito pesadíssimo de Machala - Santo Domingo.

Gustavo, Estelita e a chuva à frente.

Sofia, esta querida posou pra foto com os Meros pescados!!!
Pescadores com camarões que nos deixaram com água na boca.